terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bolo de cenoura com ganache de chocolate



Ingredientes:
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha
2 cenouras grandes
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Pitada sal

Preparo:
Ralar as cenouras e coloca-las no liquidificador com os ovos, sal, açúcar e óleo. Colocar esta mistura em uma batedeira, acrescentar a farinha bater bem e por ultimo o fermento. Assar  em forno pré-aquecido em 180ºC por mais ou menos 1 hora.

Ganache de chocolate
485gr de chocolate meio amargo
¾ xícara (chá) de creme de leite fresco
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Cortar o chocolate em pequenos pedaços e derrete-lo em banho maria, retire do fogo e coloque o creme de leite fresco para esquentar na mesma agua do banho maria. Coloque o creme de leite no chocolate e bate até que forme um creme mais escuro do que o chocolate, coloque a manteiga (a manteiga tem que estar em temperatura ambiente) e bater até que tudo esteja bem misturado. Deixe descansar por 15 minutos.

Com o bolo já frio corte ao meio separando as partes, e coloque uma parte do ganache espalhe por cima da metade do bolo e coloque na geladeira por 15 minutos para que a ganache endureça. Retire da geladeira e coloque a outra parte do bolo por cima e com a ganache restante despeje no centro do bolo e com uma espátula pequena, espalhe com delicados movimentos circulares para que cubra as laterais, espere por 30 minutos para que a ganache endureça e não perca o brilho ou se tiver pressa coloque por 15 minutos na geladeira.

Obs.: para que a ganache saia perfeita é necessário que se use o melhor chocolate possível de preferência os importados.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário